You are currently viewing O Estudo do Latim nos faz melhores leitores

O Estudo do Latim nos faz melhores leitores

Como isso acontece? Como podemos perceber as mudanças?

Uma rápida demonstração com algumas frases, possíveis de serem entendidas por qualquer falante da língua portuguesa:

Pisces in aqua vivunt, neque in terra vivere possunt, nam pisces in aere spirare non possunt.

Homo sub aqua spirare non potest. Homo vivit, dum spirat. Qui spirat, vivus est.

Potest: singularis – Possunt: pluralis
Spirat: indicativus – spirare: infinitivus

Vivunt: indicativus – Vivere: infinitivus
Piscis: singularis – Pisces: pluralis

Em leituras como essa, que temos no livro Familia Romana, devemos usar constantemente nossa capacidade de atenção, devemos nos deter em pequenas mudanças nos vocábulos dos textos e fazer comparações e, das comparações, exercitar a nossa capacidade de dedução.

Sem exercícios desse tipo, que exigem constante criatividade e esforço intelectual, torna-se ainda mais difícil estudar uma língua, pois precisamos adquirir essa habilidade de deduzir com segurança o significado de vocábulos novos, assim como entender o que mudou de um período para o outro ou de uma frase para a outra.

O esforço imaginativo também faz parte disso: por
exemplo, se lermos ‘piscis’, imaginemos apenas um peixe; se lermos ‘pisces’, imaginemos dois ou mais, sem excluir o fato de que são peixes, nadam no mar, cujas escamas brilham, ou seja, sem esquecer dos seus possíveis atributos.

Este exemplo pode parecer algo muito simples, que não ocorra com quaisquer leitores, mas acreditemos, há muitos desatentos que não imaginam bem porque passam os olhos pelos textos em atropelos que os fazem ignorar declinações, tempos, vozes e pessoas de conjugações verbais, dentre todo tipo de erro banal que ocorre.

Por fim, podemos dizer que uma prática desse tipo, do estudo do latim com uma leitura ativa, nos leva a suportar conteúdos de maior complexidade, de desafios imaginativos mais complexos, porque teremos o hábito de depurar composições e encarar a introdução de novos conceitos e vocábulos a todo o momento, nos fazendo ter uma imaginação mais capaz, firmando nosso hábito no rigor.

Deixe um comentário