fbpx
Heróis Homéricos

Heróis Homéricos

É diante de literatura homérica que fica mais nítida para nós os ideais de nobreza que surgem e que marcam épocas no período arcaico da Grécia. Podemos distinguir no mínimo duas grandes imagens do nobre e herói grego nas duas grandes epopeias.

A primeira é a do nobre guiado por um senso quase cego de honra e cuja vida guerreira é tão intrínseca a sua condição que torna quase inimaginável pensá-lo em um mundo sem guerras, em estado de paz. Esse, cuja imagem mais forte talvez seja Aquiles, parece ter os momentos de banquetes e de paz como mero intervalo entre os conflitos, onde de fato sua virtude é testada e por fim a própria morte em combate sela sua glória como digna de ser cantada pelas gerações futuras.

Esse primeiro modelo tem suas cores mais fortes nos versos da Ilíada, especialmente nos mais antigos. Talvez ele nos aponte mesmo um mundo grego onde as relações da nobreza não estejam tão bem consolidadas e por isso o valor da guerra para a classe aristocrática seja predominante já que é pelo sacrifício dos guerreiros em batalha que os pequenos mundos humanos ,essas populações organizadas em pequenas comunidades em torno dos centros urbanos, pode se manter existindo, do contrário, eles sucumbem e sua população perde sua identidade, bens, isso quando não a própria vida nas mãos dos invasores.

Em contraste com essa imagem muito mais bélica das elites gregas, surge na obra homérica também uma figura da nobreza grega com traços muito mais finos e sutis, marcados por uma cortesia que parece transbordar para além dos limites da aristocracia e se fazer presente mesmo nas relações mais hierárquicas entre senhor e servo.

O tecido social parece ser mantido por regras de boas maneiras e com hábitos de cortesia não só entre os membros da mesma classe mas entre os membros de uma classe e outra, mostrando assim a distinção hierárquica na sociedade e ao mesmo tempo os laços de lealdade e dependência entre as classes sociais.

O herói desse modelo é louvado por sua prudência, esperteza, capacidade de dar bons conselhos e tomar boas decisões, agir de modo sábio, ainda há um forte caráter guerreiro, a guerra ainda é uma atividade central da aristocracia, mas o herói ganha destaque no modo sábio como se porta tanto na guerra quanto nos períodos de paz.

O papel da mulher aristocrata também ganha outra importância nesse modelo de nobreza. A mulher é senhora da família, mãe e guardiã da cultura. É dela que vem uma descendência gloriosa. É ela que ensina os primeiros saberes. Seu mundo é protegido dos conflitos bélicos do mundos dos homens e é desse mundo mais tranquilo que sai os belos modos e as prudentes palavras que adoçam um pouco o amargor e brutalidade dos chefes guerreiros.

Por isso, diante delas, o homens prestam reverências e tem suas decisões sobre o mundo externo modelado pelos efeitos da beleza e prudência feminina. Não é raro que o herói nesse modelo se veja acompanhado por Atenas, a Deusa que é a própria imagem dessa virtude feminina que serve de fundamentos e salvaguarda do mundo humano.

É dessa figura feminina que o herói recebe inspiração para realizar seus feitos de modo sábio. No fim das contas é essa sabedoria feminina que torna possível o mundo dos homens e que torna possível que o herói consiga se destacar no mundo dos homens e voltar com vida para o mundo privado onde lhe espera sua mulher e sua família, ou seja, essa sabedoria feminina sobre o qual o mundo dos homens está fundado o torna capaz de vencer no mundo dos homens e voltar com a glória masculina ao senhorio de sua mulher.

As figuras que talvez sejam as mais representativas desse segundo modelo são a de Odisseu e de Telêmaco. Esse segundo tem maior predominância nos versos mais recentes da Ilíada e na maior parte de Odisséia.

Além de indicar uma possível existência de variedade de modelos de nobreza convivendo ao mesmo tempo, pode ser que se indique também um estágio diferente de nobreza grega em os laços se tornam mais sólidos e são regulados por meio de costumes que se espalham pelo mundo grego como uma etiqueta comum que tem não só é comum e populações de muitos lugares diferentes, como também que entre as diversas classes do mundo grego, ainda que com especificações.

Deixe uma resposta

×

Carrinho

Close Panel
Buy for R$600.00 more and get free shipping