fbpx
O êxodo dos egeus

O êxodo dos egeus

Antes da chegada dos dórios e a queda da civilização micênica ou aqueia que dominava a Grécia até então, houve a instalação de outros povos indo-europeus vindo do norte, de modo menos violento que os dórios. Uma dessas levas foi a dos Jônios que entraram nos domínios dos aqueus e se deixaram assimilar pelos que chegaram antes nas terras gregas sem maiores conflitos, se compararmos com a instalação de povos indo europeus que ocorreriam depois. Durante as invasões dos dórios, os jônios misturados com aqueus vão se espalhar por todo o mar Egeu e por boa parte do Mediterrâneo formando novas colônias.

 Os jônios vão fugir do domínio dório fundando cidades em diversas ilhas gregas, nas margens orientais do mar Egeu e em alguns lugares da costa da península itálica. É importante notarmos que essas cidades são fundadas em sua maioria por homens livres que não eram senhores de terra e que não queriam se submeter aos novos sistemas de dominação impostos e mesmo ao mundo em guerra que se estabeleceu no início da dominação dórica. Desse modo, as colônias têm como uma de suas características não ter uma tradicional aristocracia que consiga de legitimar pela antiguidade. Não há um conhecimento tradicional e um culto das cidades e das famílias tão antigo. Tudo é novo e a ser construído, e ainda que seja construído a partir da matéria do que estava vivo antes no antigo lar, é preciso que o espírito dos jônicos crie raízes em nova terra.

 Ao se instalarem em novas terras os jônios também vão sofrer forte influência de outros povos. O processo de criação de suas cidades se dá concomitantemente ao de aproximação com outros povos e culturas. Nesse sentido, os jônios terão um forte senso de assimilação, pois se torna comum para eles que a criação das próprias leis e comunidade se dê a partir de elementos que lhes seriam estrangeiros, pois eles mesmos são desde sua antiguidade, e mais ainda nesse momento de exílio, habitantes de terras estranhas. Talvez esse encontro entre a cultura egeia ancestral e a fluidez cultural em um mesmo povo, os jônios, tenham feitos deles tão propícios ao desenvolvimento das primeiras formas de filosofia e ciências nos moldes da filosofia e ciência grega.

Deixe uma resposta

×

Carrinho

Close Panel
Buy for R$600.00 more and get free shipping